A ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) manifesta seu veemente repúdio aos termos agressivos, infundados e desrespeitosos utilizados pelo advogado Pedro Sérgio Dantas da Silva Carvalho, da cidade de Miranda/MS, em vídeo postado em suas redes sociais.
Em suas declarações, o advogado se refere aos policiais militares como “vermes que estão dentro da segurança pública” e “bando de covarde”, além de proferir outras expressões de baixo calão e incitação à violência, como “se você acha ruim que fale mal de policiais que são marginais, morde a porra das suas costas”.
O comportamento do advogado causa indignação, pois é inadmissível que um profissional da área jurídica, que deve zelar pela ordem, respeito e pela aplicação da lei, recorra a esse tipo de linguagem contra servidores que atuam pela segurança e bem-estar da sociedade.
As palavras de Pedro Sérgio Dantas da Silva Carvalho não só desrespeitam o trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil do nosso Estado, mas também ferem o princípio do respeito mútuo que deve existir entre os profissionais das diversas áreas da sociedade.
A ACS, ciente de seu papel na defesa dos direitos dos policiais militares e bombeiros militares, se incumbirá de representar contra o profissional no Conselho de Ética da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul).
Os profissionais de segurança pública exigem respeito, consideração e reconhecimento pelo trabalho que desempenham, e qualquer ação atentatória aos direitos e prerrogativas dos policiais será combatida pela ACS.