quinta-feira, abril 25
Shadow

Vereador de Três Lagoas faz reivindicações a Sejusp

O sargento PM Adriano Cezar Rodrigues, vereador em Três Lagoas, se reuniu com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira,
nesta quinta-feira (28), para tratar de uma série de assuntos de interesse da Polícia Militar. Segundo ele, o Governo deverá dar continuidade aos concursos
para soldados e oficiais logo após o Carnaval – informação que já havia sido repassada a ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) na última semana
Além disso, a proposta do Serviço Extraordinário Remunerado deverá ser encaminhada em breve a Assembleia Legislativa e o Governo deverá abrir, em outubro, 258 vagas no CFS (Curso de Formação de Sargentos) e outras 40 no CHOA (Curso de Habitação de Oficiais Auxiliares).
As promoções atrasadas, outra pauta cobrada pela ACS desde o início do ano, deverão ser colocadas em dia até o dia 21 de abril, “mas não está garantido”, segundo o sargento. Além disso, o Governo garante que irá levar o Curso de Formação de Soldados para a cidade de Três Lagoas.
E, por fim, o Governo informou que não há previsão para aprovação da lei para promoção dos policiais convocados e a expectativa é aumentar de 388 para 600 o número de convocados no concurso para soldados.

Na luta – Representantes da ACS se reuniram, dia 20, com o secretário Estadual de Administração e Desburocratização, Roberto Hashioka, para apresentar uma série de demandas dos militares estaduais. Na ocasião, um ofício com os itens foi protocolado na pasta.

O documento suscitava cinco pontos: andamento de concurso público, promoções, seleções internas, militares designados e data base para aumento salarial.

No primeiro ponto, a ACS solicita publicação de novo cronograma para regular andamento dos concursos relacionados às corporações militares estaduais, já que o último certame foi suspenso por motivos de ordem técnica, segundo o Executivo.

“As corporações vêm sofrendo com a grave falta de efetivo, necessitando de reposição de seus quadros”, descreve.

A ACS solicita ainda a publicação das promoções, conforme preconiza o Decreto 10.769/02. “Essas promoções não foram publicadas, causando prejuízo ao planejamento da carreira dos integrantes das corporações militares”, segue o documento.

Outro ponto que foi assunto durante a reunião foi a abertura de processos seletivos internos. “É de fundamental importância que os claros existentes nas graduações superiores sejam preenchidos, garantindo, assim, o acesso gradual e sucessivo nos postos e graduações”.

A entidade também pleiteia um projeto de lei que contemple os militares designados. “Há muito tempo anseiam a valorização do tão nobre serviço prestado por aqueles que retornam da situação de inatividade para ombrear em favor da sociedade”, aponta.

E, por fim, a ACS solicita intervenção do secretário para, finalmente, pôr fim a defasagem salarial da categoria. “Os militares estaduais, há muito tempo, não recebem sequer a reposição da inflação”, finaliza.

Participaram da reunião o presidente da ACS, cabo Mario Sérgio Couto, o vice-presidente, sargento Aparecido Lima da Rocha, o diretor do interior, Ramão Cristino Benites, o diretor Regional de Coxim, Cícero José de Lima, e o diretor Regional de Dourados, Jander Espíndola dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *