Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que foram reprovados no último concurso para oficiais da PM estão revoltados. Isso por que, após aprovação nas primeiras fases do certame, foram desclassificados por usarem óculos. O fato gera estranheza, principalmente pelo fato de os militares já serem servidores públicos estaduais.
Um soldado de Dourados, sócio da ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), entrou com recurso administrativo após publicação de sua inaptidão, no último dia 27. O resultado deve sair na segunda-feira (03).
“A mesma exigência de visão é feita para oficiais e soldados. Quase todas as polícias do Brasil, inclusive a Polícia Federal e a Rodoviária Federal, aceitam o uso de óculos”, afirmou. Caso o recurso seja negado, ele deve entrar com mandado de segurança pela ACS.
A lei 3.808/09 prevê a exigência, no entanto, segundo o militar, “está ultrapassada”. “A jurisprudência já entende que militares podem, sim, usar óculos”, afirma.
No total, mais de 600 candidatos foram reprovados no exame de saúde. Pelo menos a metade garante que por conta do exame de vista.
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da ACS
A pessoa ainda é reprovada por isso?
Ela foi aprovada?
isso é um absurdo…falta de respeito com candidato que usa oculos…
Pra ser sincero eu não acho que seja apto o cara que usa óculos servir o exército. Eu uso óculos e cara eu fico pensando e se eu for para algum confronto? Lente suja, risco de quebrar lente etc, vai levar uma no coco por não enxergar meros metros a frente. Tenho estigmatismo e miopia, já é uma puta desvantagem pra mim e uma ótima vantagem para o inimigo.