A ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) vem a público manifestar seu apoio à guarnição da Polícia Militar de Jateí que, no último domingo (16), foi injustamente atacada por moradores locais após efetuar a detenção de um elemento que, além de desrespeitar o toque de recolher vigente na cidade, resistiu à prisão e desacatou os policiais.
Conforme a ocorrência registrada na Delegacia local, os policiais faziam patrulhamento quando abordaram um grupo na praça central da cidade. Eles ingeriam bebidas alcoólicas, desrespeitando o toque de recolher.
Houve, então, resistência e desobediência por parte de alguns, que ainda ameaçaram os policiais. Um deles, bastante alterado, precisou ser contido e ameaçou os integrantes da guarnição, dizendo que também sabia manusear armas de fogo.
As demais pessoas, cerca de 8, tentaram impedir a ação, empurrando os policiais e fechando o compartimento de preso. Por conta disso, os policiais efetuaram um disparo com elastômero para conter o tumulto.
Na delegacia, mais confusão: os amigos do jovem estavam no local, e foi necessário chamar reforço de uma guarnição de Glória de Dourados, cidade vizinha, até o fim da ocorrência.
A ACS, como legítima representante da categoria, ainda repudia tais atos e agressões contra os policiais, que, naquele momento, representavam a preservação da ordem pública, e ainda coloca-se à disposição dos policiais para amparo e qualquer tipo de orientação que se fizer necessária.
Isso é resultado de uma cultura de marginalização de policiais por parte da própria imprensa e professores mal formados. Além de pais que não educam.
Como cidação apoio totalmente a PM cidadão de bem obedece todas as regras respeitar autoridade é uma délas não obedeceu senta o sagrado mesmo .parabéns os policiais