A ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) reuniu uma centena de associados, na manhã desta segunda-feira (05), em manifestação pacífica que visa sensibilizar os deputados sobre o desconto do SPS (Sistema de Proteção Social) dos militares estaduais.
A Associação mobilizou caravanas das Regionais do interior, que chegaram cedo ao Hotel de Trânsito nas primeiras horas da manhã. Após o café, seguiram rumo ao Legislativo Estadual, onde aconteceu a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2024. O governador Eduardo Riedel participou da sessão.
A ACS acompanha a situação desde que o SPS foi instituído. Em 2020, a entidade protocolou ação requerendo a suspensão dos descontos para quem já tinha direito adquirido até 31 de dezembro de 2019, visando o retorno desses policiais e pensionistas à regra antiga. Também requereu a devolução dos valores retidos indevidamente, em caso de procedência da ação. A ação ainda tramita no Judiciário.
Além disso, a diretoria da ACS já realizou inúmeras reuniões com deputados estaduais e com representantes da Ageprev (Agência de Previdência do Mato Grosso do Sul) para buscar uma solução.
Uma vitória do movimento foi o fato de o governador Eduardo Riedel já ter sinalizado a intenção de receber as entidades em breve para discutir os descontos.
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da ACS