
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (PMMS) divulgou, por meio do Boletim do Comando-Geral (BCG), a ata nº 003/CPPPM/2025, que estabelece o Quadro de Acesso para promoções dos praças militares estaduais. O documento, produzido pela Comissão de Promoção de Praças (CPPPM), detalha a quantidade de vagas disponíveis para ascensão nas diferentes graduações da corporação, tanto por antiguidade quanto por merecimento, com referência à data de 13 de junho de 2024.
Conforme a ata, foram analisadas e deliberadas as promoções para os Quadros de Praças Policiais Militares (QPPM), Praças Especialistas Músicos/Instrumentistas (QPE-1/Mus), Praças Especialistas em Tecnologia da Informação (QPE-2/TI) e Praças de Saúde (QPS).
O documento estabelece, no QPPM, a disponibilidade de quatro vagas para Subtenente QPPM, 16 para Primeiro-Sargento QPPM, 330 para Segundo-Sargento QPPM, enquanto as promoções para Terceiro-Sargento e Cabo QPPM ocorrem conforme a ordem de classificação nos cursos de formação.
Nos quadros especializados, para o QPE-1/Mus, há uma vaga para Subtenente, oito vagas para Primeiro-Sargento e 21 para Segundo-Sargento, mas não houve candidatos habilitados para duas últimas. As promoções para Terceiro-Sargento e Cabo seguem critérios específicos do decreto vigente. No QPE-2/TI e no QPS, todas as graduações, de Subtenente a Cabo, ficaram sem candidatos habilitados, resultando na não elaboração do Quadro de Acesso para esses segmentos.
A ata segue as diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 10.769/2002 e pela Lei Complementar n. 053/90, garantindo que as promoções sejam conduzidas de forma transparente e de acordo com os critérios estabelecidos. As promoções a Terceiro-Sargento e Cabo continuam vinculadas à ordem de classificação nos cursos de formação específicos.
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da ACS