
A diretoria da ACS se reuniu, nesta terça-feira (7), com o Secretário-Executivo de Gestão Política, Markito Perez, para reforçar as demandas apresentadas na última reunião com a Secretaria de Estado de Administração (SAD). O encontro teve como foco dar continuidade às tratativas sobre temas de grande interesse da categoria, como a lei de fixação de efetivo, reestruturação dos níveis, promoções e cursos de formação.
Participaram da reunião o presidente da ACS, Subtenente Fabrício de Carvalho Moura, além dos diretores Subtenente Amauri e Sargento Valdinei.
O encontro foi uma sequência da agenda realizada na última sexta-feira (3) com o secretário estadual de Administração, Frederico Felini, ocasião em que a ACS cobrou avanços nas pautas aguardadas pela tropa. Naquele momento, Felini informou que o Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE) 2025 será encaminhado à Assembleia Legislativa ainda nesta semana, o que permitirá a atualização das promoções.
Também foi discutida a reestruturação dos níveis salariais, cuja regulamentação total está prevista para janeiro de 2026, conforme projeção apresentada pela SAD. Outro ponto tratado foi a liberação dos cursos de formação — CFS e CHO —, cuja autorização depende de decreto do governador.
Durante a reunião com Markito Perez, a diretoria da ACS reforçou a necessidade de celeridade no atendimento dessas demandas, destacando a importância das medidas para valorização da tropa e reconhecimento dos policiais militares e bombeiros do Estado.
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da ACS
A reestruturação dos níveis deveria ser maior a 13% ou retroativo haja vista que já perdemos QSJ com o atraso.