quinta-feira, março 28
Shadow

Presidente da ACS destaca importância de se eleger representantes dos militares estaduais

O presidente da ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), 1º SGT PM Fabrício de Carvalho Moura, destacou a importância de se eleger representantes dos militares estaduais nas eleições deste ano. Ele participa, desde quinta-feira (15), do XXIV Fórum Nacional da Anermb (Associação Nacional de Entidades Representativas dos Militares Estaduais e Pensionistas), que acontece entre os dias 15 e 16 de setembro, em Porto Alegre (RS).

“Trabalhamos para que possamos conscientizar politicamente nossos associados. Muitos ainda se encontram inertes, acham que não é necessário participar da política. Mas, se não tomarmos a frente, outros governarão em nosso lugar. Quando não temos representantes, se torna mais difícil dialogar. Nossas legislações são diferentes das comuns. Observamos que temos uma dificuldade em explicar essa diferença, e temos que bater de porta em porta, explicar para cada deputado o que pretendemos e almejamos”, apontou Moura.

Esta edição do evento é organizada pela ASSTBM (Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares) e AOFERGS (Associação dos Oficiais Estaduais do Rio Grande do Sul), além da colaboração de diversas entidades e órgãos parceiros da segurança pública.

O objetivo do encontro é debater os temas que afetam a segurança pública de modo geral, principalmente seus agentes, visando buscar soluções viáveis do ponto de vista político e econômico, que possam ser apresentadas às autoridades gestoras dos Estados e do Governo Federal.

Para o presidente da ACS, é preciso, também, conscientizar a sociedade civil sobre o papel e a importância dos policiais militares e bombeiros militares.

“De maneira transparente, temos que mostrar também para a sociedade que é uma causa justa. Muitos falam que temos privilégios, o que não é verdade. Hoje, temos garantias para nossos familiares. Quem nos representa dentro da Assembleia, ou em qualquer esfera do poder, tem que conhecer o nosso dia a dia. A sociedade tem que saber que estamos ali para servir, com risco à nossa própria vida. Saímos para trabalhar sem saber se voltaremos aos nossos familiares”, completou.

Confira como foi a programação do evento:

14 de setembro 
– Dia todo: Chegada dos participantes em Porto Alegre
– 20h: Jantar por adesão no Parque Farroupilha

15 de setembro
– 08:00: Recepção das autoridades e cadastramento dos participantes
– 08:30: Cerimônia de abertura
– 09:30: Intervalo (coffee break)
– 09:45: Falas institucionais e patrocinadores
– 11:00: Palestra “Superendividamento – Código Defesa do Consumidor” – Juíza de direito do TJRS Karén Rick Danilevicz Bertoncello
– 12:00: Intervalo para almoço
– 14:00:Palestra “Representatividade política dos militares estaduais” – Dr. Claudio Barros
– 14:50: Palestra “Ciclo completo de Polícia” – Professor Mestre Saulo Bueno Marimon
– 15:40: Intervalo (coffee break)
– 15:55: Palestra “Situação das pensionistas no Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais” – Dr. Sebastião Sousa Monteiro Junior
– 16:20: Fala institucional de patrocinadores
– 17:00: Encerramento
– 18:30: Confraternização “Futebol Society e Churrasco

16 de setembro 
– 08:30: Palestra “Proteção social dos militares estaduais Representatividade no Congresso Nacional ” – TCel Roger Nardys de Vasconcellos
– 10:00: Intervalo (coffee break)
– 10:10: Palestra “Mudanças previstas no Código Penal Militar – projeto de lei nº 9.423-B de 2017 (redação final) pensão militar aos moldes das forças armadas e Distrito Federal para os militares estaduais do RS” – Desembargador Militar Amilcar Fagundes Freitas Macedo – Presidente do TJMRS
– 11:00: Reunião “ANERMB”
– 12:30: Encerramento “Leitura da CARTA DE PORTO ALEGRE”

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da ACS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *