sexta-feira, abril 19
Shadow

Coronel Renato dos Anjos Garnes assume Comando-Geral da PMMS; Coronel Neidy é a 1ª Subcomandante-Geral mulher

Em cerimônia no Comando-Geral, o coronel Renato dos Anjos Garnes assumiu o Comando da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul no fim da tarde de quarta-feira (25) com o desafio de melhorar os índices de segurança e combate à criminalidade. Ao lado da Subcomandante-Geral coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, ele vai conduzir a instituição. O coronel Nivaldo de Pádua Mello segue como Chefe do Estado-Maior Geral.

Renato dos Anjos Garnes substitui o coronel Marcos Paulo Gimenez, que passa a ser o chefe da Casa Militar. Marcos Paulo estava à frente da corporação desde maio de 2020.

O presidente da ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), 1º SGT PM Fabrício de Carvalho Moura, participou da solenidade. Acompanhado dos diretores Márcio Inácio Lima (Esporte, Cultura e Lazer) e Valdenei Freitas (Interior), ele desejou sorte ao novo Comando da corporação.

Também participaram do evento o governador Eduardo Riedel; o vice-governador Barbosinha, os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Ana Carolina Nardes (SAD); procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; deputados Mara Caseiro e Coronel Davi; além de representantes do CMO (Comando Militar do Oeste), prefeitos, vices e vereadores, entre outras autoridades civis e militares.

Novo Comandante – O coronel Renato Garnes ingressou na carreira militar em 1993 como soldado do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e, em 1995, assumiu novo concurso como oficial da Polícia Militar.

Foi comandante de Pelotão, chefe da Seção de Operações da 2ª CIPM (Corumbá); comandante de Pelotão em Dourados; comandante da 4ª Cia PMA/15° BPMA em Bonito; subcomandante do 15° BPMA e comandante da 4ª Cia PMA de Bonito; assessor militar da antiga Semagro (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); assistente subcomandante geral PMMS; e comandante do 9º BPM- Campo Grande.

Ficou à disposição do Ministério da Justiça e Segurança Pública, prestando serviço junto à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), na implantação do Sistema Único de Segurança Pública, e foi assessor militar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, até assumir o subcomando da PMMS em maio de 2020, ao lado de coronel Marcos Paulo Gimenez.

Coronel Neidy – A nova Subcomandante-Geral da PM, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, faz mais uma vez história na corporação, sendo a primeira mulher do Estado a assumir esta função. Neidy também foi a primeira a chegar ao posto de coronel da PM em MS, no ano de 2020.

Desempenhou funções na Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social, Comando da Cavalaria, Subcomando da PM de Corumbá, Batalhão Rodoviário, além do Centro de Equoterapia da Polícia, do qual é uma das fundadoras.

Com informações da Sejusp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *