sábado, abril 20
Shadow

ACS 37 Anos: Entidade inaugura galeria de ex-presidentes

Como forma de resgatar e prestar uma homenagem a sua história, a ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) inaugurou, nesta quinta-feira (28), sua Galeria de Ex-presidentes.

O evento, idealizado pelo atual presidente, cabo Mario Sérgio Couto, contou com a presença de alguns ex-presidentes, como Eliseu Rodrigues Medeiros (1984/1986), Gerinaldo Xavier dos Santos (1986/1988), José Corrêa dos Santos (1989/1990), Roberto Pereira dos Santos (1990/1993) e Edmar Soares da Silva (2010/2018).

“Muitas de nossas conquistas devemos a essas pessoas. Para nós, foi fácil semear. Nos períodos mais difíceis, não tínhamos comandantes parceiros da tropa. Foi a época mais difícil dessa polícia e esses homens tiveram ousadia e coragem de, embaixo de um pé de manga, fundar um Grêmio, que depois se transformou em Associação”, discursou o último presidente da entidade, Edmar Soares da Silva.

Também estiveram presentes o comandante-geral da PM, coronel Waldir Ribeiro Acosta, e o presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache.

Para o atual presidente, cabo Couto, os primeiros presidentes da entidade mostraram bravura para fundar uma Associação em tempos tão difíceis.

“Iniciaram uma labuta em prol da nossa classe. Não dá nem para imaginarmos como era o sofrimento desses policiais e bombeiros militares. Era muito difícil nesse tempo, e o Eliseu se posicionou para ser o representante classista. Se o Eliseu não tivesse se posicionado, não chegaríamos até aqui: uma instituição com 3 mil associados, mais de R$ 20 milhões de patrimônio. Uma instituição respeitadíssima em todo o Estado”, finalizou.

História – Idealizada em 5 de março de 1982, a então ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul), que viria a se tornar Associação e Centro Social mais recentemente, é a maior e principal entidade representativa dos militares estaduais, com 12 sedes Regionais em todas as regiões de Mato Grosso do Sul: Aquidauana, Bataguassu, Três Lagoas, Coxim, Paranaíba, Corumbá, Ponta Porã, Nova Andradina, Naviraí, Fátima do Sul, Dourados e Jardim.

Teve como seu primeiro presidente o SD PM Eliseu Rodrigues Medeiros. Na reunião de fundação da entidade, explicou aos 32 militares presentes no clube Noroeste, em Campo Grande, o objetivo da associação: defender e lutar pelos interesses da classe, além de servir como um clube recreativo e esportivo. Na ocasião, Eliseu foi aclamado por unanimidade como presidente, tendo como vice o também SD PM Gerivaldo Xavier dos Santos.

Desde então, além de Eliseu (1984/1986), presidiram a entidade o próprio Gerinaldo (1986/1988), Zenildo Dias do Vale (1988/1989), José Corrêa dos Santos (1989/1990), Roberto Pereira dos Santos (1990/1993), Sidnei Couto de Oliveira (1993/1995), José Florêncio de Mello Irmão (1995/2010), Edmar Soares da Silva (2010/2018) e o atual presidente, Mario Sérgio Couto.

Atualmente com mais de 3 mil associados em suas fileiras, a ACS se consolidou como a principal entidade que representa os policiais militares e bombeiros de Mato Grosso do Sul, além de ter encabeçado os principais movimentos reivindicatórios e conquistas da categoria desde sua fundação.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da ACS

1 Comment

  • Gerinaldo Xavier dos Santos

    Além de ser uma grata surpresa, inesperada até, foi uma honra poder estar presente, e ser, junto com o grande parceiro Elizeu, as sementes do G.R.E.C.E.S/PMMS, que germinou a ACS/PMBM/MS, e frutificou com as suas Regionais.
    O meu muito obrigado a todos os Sócios/Diretores/Fundadores, na pessoa do Sr. Presidente Mário Sérgio Couto, que continuem a nos honrar incansavelmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *